Teste de conteúdo

Dra. Ediane Maria Gheno (UFPA)
Dra. Ediane Maria Gheno (UFPA)

Líder/Orientadora

Lattes Orcid

ORIENTAÇÕES DE GRADUAÇÃO EM ANDAMENTO (FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA/UFPA)

Christian Miguel Silva da Costa
Christian Miguel Silva da Costa
Giully Taíssa da Rocha dos Reis
Giully Taíssa da Rocha dos Reis
Jadilson Rosario do Rosario (Autodefinido quilombola - Comunidade Quilombola Trindade 1, Acará-PA)
Jadilson Rosario do Rosario

Autodefinido quilombola - Comunidade Quilombola Trindade 1, Acará-PA

Jhonnil Santos de Castro
Jhonnil Santos de Castro
Jonathan Davi Araujo Pereira
Jonathan Davi Araujo Pereira
Jozelynne Paixão do Rosário
Jozelynne Paixão do Rosário
Lidiane do Socorro Corrêa Benigno
Lidiane do Socorro Corrêa Benigno
Maysa Pinheiro de Campos
Maysa Pinheiro de Campos
Nicole Matos de Almeida
Nicole Matos de Almeida
Thayane Amador dos Santos
Thayane Amador dos Santos
Warison do Rosario Rosa
Warison do Rosario Rosa

Autodefinido quilombola - Comunidade Quilombola do Monte Alegre, Acará-PA

ORIENTAÇÕES DE MESTRADO E DOUTORADO EM ANDAMENTO

Luciana Pombo Campos
Luciana Pombo Campos

Mestrado (PPGCI-UFPA)

Michela Alessandra Fraga Mendes
Michela Alessandra Fraga Mendes

Doutorado (PPGCI-UFPA)

Surama Maria Oliveira Andrade
Surama Maria Oliveira Andrade

Mestrado (PPGCI-UFPA)

Valeska Medeiros da Silva
Valeska Medeiros da Silva

Doutorado (PPGECI-UFRGS)

SUPERVISÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Mateus da Silva Borges
Mateus da Silva Borges

Graduando em Biblioteconomia

Ramiro Arthur Sobrinho Freire Silva
Ramiro Arthur Sobrinho Freire Silva

Graduando em Engenharia da Computação

ESTUDANTES EGRESSOS

Andresa do Rosario Sergio
Andresa do Rosario Sergio

Autodefinida quilombola - Comunidade Quilombola do Monte Alegre, Acará-PA

Título do TCC: Estudo de Comunidade: instrumento para mapeamento do perfil e dos interesses informacionais da Comunidade Quilombola do Monte Alegre

Lidiane Vilhena Pantoja
Lidiane Vilhena Pantoja

Autodefinida quilombola - Comunidade Quilombola Vila União, Ilha do Marajó-PA

Título do TCC: Comunidades Quilombolas: produção científica e temas emergentes

COLABORADORES INTERNOS E EXTERNOS À UFPA

  • Anderson do Rosario Borralho (Mestrando PPG em Antropologia/UFPA)
  • Me. Darllon Pádua Santos
  • Prof. Dr. Diogo Onofre Gomes Souza (Departamento de Bioquímica/UFRGS)
  • Prof. Dr. Fábio Castro Gouveia (Ibict)
  • Profa. Dra. Jacqueline Leta (Instituto de Bioquímica/UFRJ)
  • Prof. Dr. Jessie Martins Gutierres (Unifal)
  • Prof. Dr. Rene Gabriel Faustino Junior (PPGCIN/UFRGS)
PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO
 
(2024-Atual) Diretório Leopoldo de Meis (DLDM): sistema de apoio à avaliação institucional da pós-graduação brasileira (UFPA)
Descrição: O Diretório Leopoldo de Meis (DLDM) foi idealizado e criado pela coordenadora do presente projeto no período do seu Pós-Doutorado na UFRGS e na UFRJ, e contou a colaboração de professores e discentes da instituição. O processo de idealização e de desenvolvimento foi documentado e registrado por meio das seguintes publicações: SANTOS et al. 2022 e SANTOS et al., 2022a). No artigo Santos et al. 2022 são documentados todos os processos e vantagens em utilizar o DLDM. Objetivo central do DLDM é contribuir para a avaliação interna e externa dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) brasileiros. Trata-se de um Diretório de dados que pode subsidiar os coordenadores dos PPGs no preenchimento da Plataforma Sucupira e na Avaliação Institucional/Autoavaliação. Sistemas que facilitam o gerenciamento de informações para a autoavaliação e para o preenchimento da Plataforma Sucupira são essenciais para garantir que os coordenadores e a comunidade científica tenham informações relevantes que possam direcionar ações com vistas à melhoria da PG.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Ediane Maria Gheno - Coordenador / Diogo Onofre Souza - Integrante / Rene Faustino Gabriel Junior - Integrante / Jacqueline Leta - Integrante / Telma Socorro Silva Sobrinho - Integrante / Maurila Bentes de Mello e Silva - Integrante / Maria Raimunda de Sousa Sampaio - Integrante.
 
(2022-Atual) Indicadores de Autoavaliação sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica da UFRGS (UFRGS)
Descrição: O problema central da presente pesquisa é avaliar quais são as contribuições do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para a produção de conhecimento científico, para formação qualificada e para a inserção de discentes e egressos no mercado de trabalho. Objetivos: Para isso, busca-se: 1) analisar o perfil, a situação socioeconômica e a atuação profissional dos discentes ativos (matriculados) e dos mestres e doutores titulados (egressos)- PESQUISA COM SERES HUMANOS e 2) analisar o desempenho dos docentes em relação à produção e as atividades científicas-PESQUISA COM DADOS BIBLIOGRÁFICOS. A pesquisa corresponde ao período de 2007 a 2024. Coleta de dados: Para o objetivo 1, que envolve pesquisa com seres humanos, a coleta de dados dar-se-á por meio de questionário eletrônico (Google Forms). Por isso, para este objetivo, solicita-se a avaliação e aprovação do Comitê de Ética. Para o objetivo 2, a coleta de dados dar-se-á por meio de pesquisa documental/dados bibliográficos, coletados via Currículo Lattes dos docentes, utilizando o software ScriptLattes. Hipótese: Parte-se de hipótese que os discentes e os egressos ocupam lugares de destaque no mercado de trabalho e que a produção científica dos docentes é compatível com a nota recebida pela CAPES. Resultados: Os resultados desta pesquisa darão suporte ao Programa de Pós-Graduação (PPGs) nos processos avaliativos realizados anualmente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e para o seu planejamento estratégico, com vistas a tomada de decisões para a melhoria da pós-graduação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Ediane Maria Gheno - Integrante / Fátima Theresinha Costa Rodrigues Guma - Coordenador.
 
(2021-Atual) Avaliação Institucional Participativa nos Programas de Pós-Graduação no Brasil (UFRGS)
Descrição: O objetivo central da presente pesquisa é monitorar e avaliar a produção científica, a formação e a atuação profissional dos egressos pelos PPGs da área de Ensino avaliados pela CAPES. A pesquisa está dividida em 4 Etapas, sendo que somente a Etapa 1, sobre a atuação e destino dos egressos, busca-se a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa para a aplicação de um questionário (APÊNDICE 2) junto aos doutores titulados de 2013 a 2020. As demais Etapas (2, 3 e 4) trataram-se de pesquisa documental e bibliográfica. Esta abordagem irá promover mecanismos de integração e de participação dos sujeitos dos Programas de Pós-Graduação da área de Ensino para uma Avaliação Institucional Participativa. Os resultados desta pesquisa darão suporte aos Programas de Pós-Graduação (PPGs) nos processos avaliativos realizados periodicamente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), quesito Formação (autoavaliação e mapeamento dos egressos). Diante da diversidade de pesquisadores, de discentes, de egressos, da equipe de técnicos que compõem a Pós-Graduação (PG) da Área de Ensino (área n. 46) no Brasil e de seu alcance social, urge pesquisas que promovam a integração desses agentes para um fim único que é o Sistema de Avaliação da CAPES e que tragam resultados que possam subsidiar os coordenadores nas tomadas de decisões para melhorias na pós-graduação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ediane Maria Gheno - Integrante / Luciana Calabró - Integrante / Diogo Onofre Souza - Coordenador / Leo Anderson Meira Martins - Integrante / Regina Maria Vieira da Costa Guaragna - Integrante / Luiz Felipe Sfoggia da Mata - Integrante / Jessié Martins Gutierres - Integrante / Rochele de Quadros Loguercio - Integrante / Maria Paz Loayza Hidalgo - Integrante.

Área reúne as formas de contato entre o visitante do portal e o órgão